A Sociedade Brasileira de Proteômica, BrProt, é uma associação sem fins lucrativos fundada em 12 de dezembro de 2012 em uma reunião que congregou pesquisadores em proteômica de todo o país. Desde sua inauguração a BrProt vive um papel crucial na promoção, apoio e desenvolvimento da pesquisa em Proteômica e Espectrometria de Massa no Brasil.

Uma de suas principais missões é a organização de Encontros nacionais a cada dois anos. O segundo Encontro foi conjunto com a Pan American HUPO Association realizado em Búzios, Rio de janeiro. Ao final de 2016 a Sociedade organizou e sediou o 16th Workshop of the Chromosome-centric Human Proteome Project, HUPO, celebrando o 100º Aniversário da Academia Brasileira de Ciências em comum com os 1.000 participantes do 1st Ibero-American-6th BrMass Conference on Mass Spectrometry no Convention & Expo Center, Windsor, Rio de Janeiro.

Em dezembro de 2017 foi realizado o 3º. Encontro na Universidade de Brasilia, DF. Em todos estes anos a BrProt promoveu o desenvolvimento da proteômica no país encorajando estudantes de graduação, pós-graduandos, pós-doutores e jovens pesquisadores a prosseguir seus treinamentos em laboratórios e instituições nacionais e internacionais.